Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos neste curso!


sábado, 20 de julho de 2013

Como se faz sabão em pó

Fórmula de 5 kg de sabão em pó

O Sabão em pó é usado praticamente em todas as casas no Brasil e no mundo todo, usa-se para muitas finalidades, mas certamente é muito mais indicado e usado para lavar roupas.


É muito prático e eficiente, é só colocar na máquina de lavar roupas ou no tanquinho, colocar as roupas, colocar a máquina para funcionar e pronto, tudo limpo e cheiroso.

Mas sabemos do preço do sabão em pó que realmente é muito caro, então vamos deixar abaixo uma formulação de sabão em pó de forma grátis.

Nessa formulação de sabão em pó contém o Tripolifosfato de sódio que é um composto sólido inorgânico e é muito comum sua utilização na fabricação de detergentes em pó ou líquido para lavar roupas e louças, e muitos outros produtos para limpeza. Ele atua como sequestrante de dureza auxiliando na ação dos surfactantes, pH e emulsificação da sujeira e promovendo a dispersão das partículas de sujeira.

A utilização da Barrilha ou Carbonato de Sódio na fórmula auxilia que o agente de limpeza possa atuar sem impedimentos pela água dura durante a lavagem das roupas e também auxilia na remoção de manchas nas roupas.

O Sulfato de Sódio é usado como carga no sabão em pó e o Ácido Sulfônico é um tensoativo aniônico muito usado por suas propriedades na fabricação de produtos de limpeza, como o sabão em pó. O produto tem bom poder de remoção de sujeiras, tem boa solubilidade, boa formação de espuma e ação desengordurante e desengraxante.


Para fazer 5 kg de Sabão em pó você vai precisar de:
  • 800 g de Barrilha
  • 600 g de Ácido Sulfônico
  • 2,1 kg de Sulfato de Sódio
  • 1,5 kg de Tripolifosfato de Sódio
  • Essência de sua preferência - q.s
  • Corante azul  - q.s


Manipulação do sabão em pó



  1. Em uma bomba plástica com boca larga coloque o Ácido Sulfônico e a Barrilha,  com o auxílio de um bastão misture bem para homogenizar.
  2. Em seguida adicione o Tripolifosfato de Sódio e o Sulfato de sódio, agite bem até total homogenização.
  3. Adicione a Essência e o Corante e agite bem até total homogenização.
  4. Você pode passar se quiser o Sabão em pó por uma peneira para que os granulos fiquem de tamanho uniformes.
Utilidade: pode ser utilizado para a limpeza de modo geral, para lavar roupas, na máquina de lavar ou tanquinho.
Cuidados e Precauções: Use máscara, óculos e proteção e luvas descartáveis, pois você estará manuseando produtos químicos, que podem trazer riscos à sua saúde.
Mantenha esse produto longe do alcance de crianças e animais.








Compartilhar nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Fazer produtos de limpeza para vender

Muitas das grandes Indústrias que fabricam produtos para limpeza começaram bem pequenas, do zero mesmo, alguns grandes empresários da áre...

Arquivo do blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Assine o Feed e receba Fórmulas por E-mail

Aprenda fazer cosméticos de qualidade!

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis