Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos neste curso!


sábado, 31 de maio de 2014

A importância do pH nas formulações

Poque é preciso controlar o pH nas fórmulas?
O pH  se não estiver dentro dos limites e fora da faixa estabelecida para determinada formulação pode causar danos ao produto, como perca da estabilidade, mudança na tonalidade, turvação e causar irritações na pele, queimaduras e alergias.
O pH pode ser Ácido, Neutro ou Alcalino.

pH menor que 7 indica um meio ácido. 
pH maior que 7 indica um meio básico. 
pH igual a 7 indica um meio neutro
pH igual a 2 indica um ácido forte. 
pH igual a 13 indica uma base forte. 
pH igual a 6 indica um ácido fraco. 
pH igual a 8 indica uma base fraca. 


Por esses fatores, quado se produz determinada formulação é muito importante verificar o pH e se necessário corrigir o pH para que fique dentro dos padrões estabelecidos para aquela formulação.
Quando o pH estiver ácido acima do estabelecido, então vamos corrigir usando um corretor de pH alcalino e se o pH estiver alcalino acimo do estabelecido, então vamos corrigir usando um corretor de pH ácido.
Para verificar o pH, precisamos de um aparelho medidor chamado phmetro ou comprar uma fita medidora de pH.
O aparelho phmetro vai mostrar o pH no visor do aparelho.


Já as fitas medidoras, você deve coletar uma amostra do produto e colocar em um becker, mergulhar uma fita medidora dentro do becker e dai verificar a cor da fita molhada no produto com a cor da escala apresentada na embalagem da fita medidora, a cor similar das dois vai representar o pH da formulação.


- Você pode usar para acertar um pH alcalino por exemplo o Ácido Cítrico diluído em um pouco de água e adicionar aos poucos ao produto até atingir o pH indicado.
- Também você pode usar o AMP 95 (Amino Metil Propanol) pode ser utilizado como Neutralizante para corrigir um pH ácido demais, especialmente na formação de géis.
- O Hidróxido de Sódio e a Trietanolamina também podem ser usados como neutralizante para corrigir um pH que está ácido.

Compartilhar nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Fazer produtos de limpeza para vender

Muitas das grandes Indústrias que fabricam produtos para limpeza começaram bem pequenas, do zero mesmo, alguns grandes empresários da áre...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Assine o Feed e receba Fórmulas por E-mail

Aprenda fazer cosméticos de qualidade!

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis