Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos neste curso!


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Para que serve Amida e onde comprar Amida

O que é a Amida
A amida, sua denominação química é Dietanolamida de ácidos graxos de coco, e as mais utilizadas são a Amida 60, 80 ou 90.

Essa matéria-prima é um tensoativo não-iônico, sendo muito utilizada na fabricação de shampoos, banhos de espuma, detergentes, produtos para limpeza, sabonetes líquidos e outros.

Também tem propriedades espessante, sobreengourdurante, solubilizador, estabilizador de espuma e ajuda no acerto da viscosidade.

Geralmente utiliza-se de 2 a 5% de Amida para fabricar shampoos, detergentes e sabonetes líquidos, agora na fabricação de banhos de espuma costuma-se aumentar um pouco a porcentagem de amida utilizada para melhorar a estabilidade da espuma.



Amida 60 
Geralmente a amida 60 é muito utilizada para fabricar produtos de limpeza e automotivos, mas não é aconselhável a utilização da amida 60 para produzir cosméticos, a amida 60 é indicada na fabricação de detergentes, desengraxantes, desengordurantes, multi-usos, sabões líquidos, lava roupas, shampoos para carros.

Amida 80 e 90
Utilizada especialmente na produção de cosméticos, por gerar bastante espuma, cremosa e estável, aumenta a viscosidade do produto, uma matéria-prima que evitará o ressecamento da pele e cabelos.
Indicado na produção de shampoos, sabonetes líquidos, condicionadores, banhos-de-espuma, etc.

Onde comprar amida
Você poderá encontrar a amida em distribuidores de produtos químicos, também em algumas casas de essências, é só procurar na lista telefônica por distribuidores de produtos químicos ou pela internet.

Você pode encontrar e comprar Amida  na:




Compartilhar nas redes sociais:

18 comentários:

  1. Matéria de excelente qualidade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelente materia...Muito interessante...Parabéns pelo blog <3
    www.coisasdemeninass.com

    ResponderExcluir
  3. Posso usar a amiga 90 para o sabão líquido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Marcia, geralmente a Amida 90 é usada mais na fabricação de Cosméticos e a Amida 60 indicada na fabricação de produtos de limpeza, como Sabão líquido e outros.
      Um abração e obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Gostaria de tirar uma dúvida:qual a diferença entre amida e o espessante para detergente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Maria do Socorro, a Amida 60 é um tensoativo não iônico que ajuda no espessamento do detergente, age como sobreengordurante, é um bom solubilizante e estabilizador de espuma, ela acaba por diminuir a quantidade que se vai usar de cloreto de sódio (sal) que é o espessante mais usado no detergente.
      Um abração e obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Boa noite amigo, qual o melhor a ser usado no sabão líquido? O lauril ou a amida sintética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, geralmente se utiliza as duas matérias primas no sabão líquido, o Lauril é um ótimo formador de espuma e a Amida 60 é um estabilizador de espuma.
      Abração!

      Excluir
  6. QUAL A PROPORÇÃO INDICADA DE LAURIL, AMIDA 60 E CLORETO DE SÓDIO NA PREPARAÇÃO DO SABÃO LÍQUIDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Suely, geralmente se usa uma proporção de 2,5 a 5%.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  7. olá boa noite, fiz um detergente liquido,mas coloquei sal demais e afinou o produto,tem como concertar? poderia me enviar a resposta no meu e-mail girlanesilva15@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo visitante, realmente o sal em excesso faz o detergente turvar e quebra a viscosidade do detergente. Para corrigir precisa ir adicionando bem aos poucos tensoativo no detergente, pode se acrescentar aos poucos Lauril e Amida.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  8. oi eu queria saber citem como fazer um produto tipo sabão liquido fazer espuma sem usar lauril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá visitante, temos no blog apenas a formulação de Shampoo sem lauril, segue o lind: http://soformulasquimicas.blogspot.com.br/2013/10/como-fazer-shampoo-sem-sulfato.html
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Ola Aparecido, gostaria de saber como corrigir o excesso de amida em uma formulação de detergente, por exemplo, era pra usar 3kg e adicionei 4kg?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amigo, se você estiver fazendo detergente, não vai ter problema um pouco de amida a mais, agora se for shampoo pode acontecer do cabelo ficar mais oleoso.
      Abração!

      Excluir
  10. Bom dia, tenho uma formulação com lauril, amida 60 e betaina a mesma no final fica com um aspecto gelatinoso, poderia me dizer porque o mesmo está ficando com isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nunca vi isso, será que você não está deixando a viscosidade muito alta, precisa ver a viscosidade e a quantidade de tensoativo que você está colocando na fórmula.
      Abração!

      Excluir

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Fazer produtos de limpeza para vender

Muitas das grandes Indústrias que fabricam produtos para limpeza começaram bem pequenas, do zero mesmo, alguns grandes empresários da áre...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Assine o Feed e receba Fórmulas por E-mail

Aprenda fazer cosméticos de qualidade!

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis