Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos capilares neste curso!


sábado, 30 de maio de 2015

Fazer produtos de limpeza para vender

Muitas das grandes Indústrias que fabricam produtos para limpeza começaram bem pequenas, do zero mesmo, alguns grandes empresários da área começaram vendendo produtos de porta em porta, em peruas pelas ruas, em carrinhos, vendendo nos bairros, vendendo para vizinhos e aos poucos com persistência e muita luta atingiram seus objetivos e se tornaram o que são hoje.
Quer aprender fazer produtos de limpeza e empreender, clique no link e adquira o livro: Clique aqui!
Hoje as coisas mudaram um pouquinho, hoje é necessário tomar algumas medidas para fabricar e vender produtos para limpeza, mas a persistência e a luta continuam e todo mundo geralmente ainda tem que começar bem pequeno como antes, vamos citar a seguir algumas orientações para começar nesse ramo muito promissor, vamos ver do que precisamos:


Primeiro precisamos saber o que vamos produzir, o que é um produto saneantes:

São substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar em ambientes coletivos e/u públicos, em lugares de uso comum e no tratamento de água, compreendendo:
- Detergentes-
- Alvejantes-
- Desinfetantes-
- Desodorizantes-
- Esterelizantes-
- Algicidas para piscinas-
- Fungicidas para piscinas-
- Desinfetante de água para o consumo humano.
- Água sanitária-
- Produtos biológicos-
- Inseticidas-
- Raticidas-
- Jardinagem Amadora-
- Repelentes-


Escolha do local para instalar a indústria:




- Certamente você precisa procurar a prefeitura da cidade onde vai abrir sua indústria de produtos de limpeza para escolher um local adequado para a instalação da indústria.

Porque fica claro que você vai lidar com produtos químicos fortes e precisa de um local apropriado e aprovado para esta finalidade.


De que precisa ter o layout da indústria:

Sua indústria precisa ter espaço suficiente para almoxarifados de Matérias primas, almoxarifados de embalagens, almoxarifados para produtos acabados, área de produção, área de quarentena, laboratório de controle de qualidade, se for trabalhar com produtos inflamáveis, também deverá ter um depósito de produtos inflamáveis aprovado pelo corpo de bombeiros, precisa ter área de vestiários masculino e feminino para paramentação, área de refeitórios, banheiros masculino e feminino separados da produção, setor de manutenção, equipamentos de segurança como extintores, luz de emergência, detectores de fumaça, etc...
Equipamentos de proteção individual (EPI) para os funcionários e visitantes... entre outras coisas.


Legalidade: 

É claro que você precisa estar autorizado pelos orgãos competentes para trabalhar com uma indústria de produtos de limpeza, senão será considerada atividade ilegal, clandestina e você poderá incorrer nas penalidades da lei, que são bem rigidas.
- Procure a prefeitura da cidade para escolher o local e conseguir o alvará de funcionamento.
- Precisará também de um químico responsável que responderá pela produção da empresa, bem como pelas fórmulas produzidas na sua indústria.
- As fórmulas precisam de registro junto à Anvisa.
- Você precisará requisitar ao corpo de bombeiros uma vistoria das suas intalações e requisitar o Álvará de fundionamento.
- Deverá também procurar a Vigilância sanitária de sua cidade para pedir orientações e atender às exigências da Anvisa para registrar sua empresa e receber autorização para trabalhar com a fabricação dos produtos de limpeza.


Legislação específica:

Registro de Produtos Saneantes e Domissanitários
Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999
Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências.


Portaria nº 874, de 5 de novembro de 1998

Biodegradabilidade dos tensoativos aniônicos para produtos saneantes domissanitários.


Portaria nº 393, de 15 de maio de 1998

Estabelecer o “Método para Determinação da Biodegradabilidade de Tensoativos Aniônicos”, com validade em todo Território Nacional, conforme Anexo I da presente Portaria.


Portaria nº 327, de 30 de julho de 1997

Determinar a todos os estabelecimentos produtores de Saneantes Domissanitários, o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelos Regulamentos Técnicos - Boas Práticas de Fabricação e Controle.


Portaria nº 1.634, de 1997

Prorrogação de prazo para Cumprimento de Exigência, outros.


Resolução - RDC nº 039, de 28 de abril de 2000

Dispõe sobre atualização de normas e procedimentos referentes à registro de produtos Saneantes Domissanitários com ação antimicrobiana.


Resolução - RDC nº 38, de 28 de abril de 2000

Aprova as Normas Gerais para produtos Saneantes Domissanitários destinados exclusivamente à exportação.


Resolução nº 336, de 22 de julho de 1999

Registro de Produtos Saneantes Domissanitários e Afins, de Uso Domiciliar, Institucional e
Profissional.


Instrução Normativa nº 01 de 30 de setembro de 1994

Estabelece os documentos necessários para Processos de Petições, junto à Secretaria de
Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. D.O. de 04/10/94


De que equipamentos você precisará:

- A indústria precisará de tanques com agitadores para a produção segura dos produtos. (tanques de polietileno ou aço inoxidável)
- Agitadores manuais-
- Balanças-
- Recipientes para a separação e pesagem das matérias-primas (baldes, canecas, funís)
- Embalagens (frascos, galões, tampas)
- Bombonas plásticas.
- Equipamentos para laboratórios de controle de qualidade (pipetas, pHmetro, fitas para medir pH, balanças analíticas, provetas, balões volumétricos, erlenmeyer, becker, entre outros.)
- Rótulos-


Linha de produção:

- Como vimos no ínicio, existem muitos produtos para fabricação de produtos de limpeza, mas para quem está começando no ramo, talvez seria melhor começar com uma linha de produção pequena e depois ir aumentando conforme a indústria cresce.
- Quem sabe você pode começar por produzir Amaciantes, Detergentes, Desinfetantes e Água Sanitária.
- Para começar a produzir estas linhas, você deve atentar em conseguir bons preços e com matérias primas de qualidade, para isso será necessário fazer uma boa cotação e atentar para a idoneídade dos fornecedores, sendo que você deverá ser responsável pela qualificação e certificação destes fornecedores e consequentemente de suas matérias primas, isso também se aplica para a compra das embalagens.
- Outra dica importante, não saia fabricando e vendendo sem testar os produtos quanto à eficácia e qualidade, teste o pH, as caracteristicas fisicas, como cor, odor, etc... Veja se atende as especificações, se limpa mesmo, se faz espuma, se desinfeta, se esteriliza, se tem cheiro característico, se não agride a pele, se você entregar um produto de qualidade, certamente você venderá de novo para este cliente, agora se você entregar um produto barato, mas sem qualidade, você só venderá uma vez e nunca mais.
Abaixo segue alguns links desses itens (fórmulas grátis de produtos de limpeza) para você consultar a receita, existem muitas outras fórmulas no blog para você consultar e quem sabe produzir:







Conclusão: 

- Não é fácil começar um negócio em qualquer área e não é diferente na área de fabricação de produtos químicos, certamente se você quer mesmo abrir um negócio nesta área, procure:


- Sebrae- Para maiores esclarecimentos e orientações.

- Prefeitura de sua cidade-
- Vigilância Sanitária de sua cidade-
- Anvisa-
- Corpo de Bombeiros-
- Químico responsável-




Estas são apenas algumas orientações, se for abrir seu negócio, boa sorte e sucesso!


Compartilhar nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico,  para quem conhece o Guia de cosméticos capilares essa fórmula é a mais nova atualiza...

Arquivo do blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis

Parceiros

A águia do conhecimento, clique e veja Infornatus