Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos neste curso!


sábado, 14 de janeiro de 2017

Como fazer Solução de Ácido Cítrico 30%

Olá pessoal bom dia! Em muitas de nossas formulações é necessário a correção do pH, e para isso existem muitas matérias primas corretoras ou para tornar a solução mais alcalina ou mais ácida.

E em muitas receitas aqui do blog é necessária tornar a solução mais ácida e é recomendada muitas vezes a adição aos poucos de Ácido Cítrico e em muitas fórmulas é pedido para adicionar uma solução de ácido cítrico.

E ai é que está a dificuldade de muitos visitantes do blog, como dissolver ou como fazer esta solução de ácido cítrico, muitas vezes é feita uma solução de Ácido cítrico a 10%, 20%, 30% ou até mais.

Hoje, vamos deixar o modo de manipular uma solução de ácido cítrico a 30%, que é uma das diluições mais utilizadas.


Ingredientes para fazer 200 ml da solução de ácido cítrico 30%:
  • 140 ml de Água deionizada
  • 60 gramas de Ácido Cítrico

Como preparar esta solução:

  • Em um béquer limpo e seco, adicione a Água deionizada e misture bem nela o Ácido cítrico, misture até dissolver completamente o ácido cítrico.
  • Envase em frasco bem vedado.
  • Identifique a embalagem e coloque a data de fabricação.
  • Armazene em temperatura ambiente e longe do alcance de crianças e animais.

Modo de usar a solução de ácido cítrico para corrigir o pH de uma formulação:

Veja como corrigir o pH de um produto.

  • Primeiramente o produto que você quer acertar o pH deve estar bem homogenizado, agite bem o produto para que isto ocorra.
  • Retire em um béquer limpo e seco uma quantidade do produto que quer corrigir o pH.
  • Mergulhe no béquer uma fita indicadora de pH.
  • Observe que a fita vai adquirir uma coloração diferente, essa fita você deve comparar com as cores indicativas de pH que vem na embalagem da fita indicadora.
  • Coloque bem próximo da embalagem e veja as cores que mais se aproximam, esta cor vai indicar o pH que está o seu produto.
  • Para corrigir o pH do seu produto para baixo, ou acidificar o pH, tornar mais ácido, você deve ir adicionando sob agitação e bem aos  poucos ao produto a solução de ácido cítrico, comece adicionando só algumas gotas e verifique novamente o pH.
  • Cada vez que adicionar um pouquinho desta solução ao produto, você deve homogenizar o produto, retirar novamente um pouco do produto em um béquer limpo e conferir novamente o pH.
  • Quando conseguir corrigir o pH para o pH ideal, pare de adicionar a solução ao produto e homogenize novamente o produto.

Muito bem, essa é só uma pequena ajuda para a correção do pH para baixar o pH do seu produto. Em outras oportunidades vamos mostrar como aumentar o pH do seu produto.

Espero que tenham gostado e se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar abaixo da postagem o seu comentário, um grande abraço a todos.

Quer saber a importância do pH em sua formulação? Clique aqui!


Compartilhar nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Fazer produtos de limpeza para vender

Muitas das grandes Indústrias que fabricam produtos para limpeza começaram bem pequenas, do zero mesmo, alguns grandes empresários da áre...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Assine o Feed e receba Fórmulas por E-mail

Aprenda fazer cosméticos de qualidade!

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis