Hoje vamos deixar uma fórmula especialmente desenvolvida pensando na higiene das crianças. Para isso postamos um banho de espuma infantil com componentes não vão agredir a pele mais sensível das crianças.
Em sua fórmula contém EDTA que é sequestrante, também contém Lauril éter sulfato de sódio que é um tensoativo rico na produção de espuma e detergência.
Também contém Cocoamido propil betaína que é um tensoativo anfótero suave para não deixar a pele infantil irritada. O Nipagim presente na formulação do banho de espuma é o conservante.
Também não podia faltar nessa fórmula o Tween 327 que tem o poder de dar mais suavidade ao banho de espuma, por isso que ele é usado nesse produto para uso infantil.
A essência é só para deixar aquele cheirinho agradável, o corante é só para fins de estética e o cloreto de sódio é para melhorar a viscosidade do produto.
Banho de espuma infantil |
Para fazer 5 kg do banho de espuma para crianças você vai precisar de:
- 2830 ml de Água deionizada
- 5 gramas de EDTA
- 1600 gramas de Lauril éter sulfato de sódio
- 400 gramas de Cocoamido propil betaína
- 50 gramas de Tween 327
- 5 gramas de Nipagim
- 10 gramas de Essência para banho de espuma
- 100 gramas de Amida 90
- Quantidade suficiente de Ácido cítrico
- Quantidade suficiente de Corante
- Quantidade suficiente de Cloreto de sódio
Passo a passo para preparar o produto infantil:
- Em um recipiente graduado meça a Água deionizada.
- Dissolva nessa água o EDTA e misture bem.
- Sob agitação moderada para não fazer muita espuma adicione o Lauril éter sulfato de sódio e homogenize.
- Mantendo a agitação adicione o Cocoamido propil betaína.
- Também sob agitação adicione o Tween 327.
- Mantenha sob agitação até homogenizar.
- Separadamente em um béquer adicione a Essência e dissolva nela o Nipagim, misture até dissolver completamente e em seguida adicione nesse béquer a Amida 90. Misture bem e adicione sob agitação moderada ao produto.
- Mantenha a agitação até homogenizar.
- Dissolva previamente o Ácido cítrico em um pouquinho de água deionizada e bem aos poucos vá adicionando ao produto até corrigir o pH para as faixas de 6,0 a 7,0. (para fazer isso utilize fitas medidoras de pH).
- Dissolva também previamente o Corante em um pouquinho de água deionizada e bem aos poucos vá adicionando ao banho de espuma até conseguir a coloração desejada. (Mas lembre-se que é só um pouquinho de corante).
- Separadamente dissolva o Cloreto de sódio em um pouco de água deionizada e bem aos poucos vá adicionando ao produto até perceber que o produto ficou mais grosso ou com uma boa viscosidade.
- Espere a espuma abaixar e envase em embalagens apropriadas.
- Identifique as embalagens.
- Armazene em local arejado em temperatura ambiente e fora do alcance de crianças e animais.