Fórmula de um Shampoo suave que pode ser usado frequentemente ou o famoso shampoo de uso diário, ele limpa com suavidade sem ter componentes que agridem os fios de cabelos.
Segue a formulação:
6,6 litros de Água deionizada
1 kg de Lauril Éter sulfato de sódio
1,5 kg de Lauril sulfato de trietanolamina
300 gramas de Amida 90
500 gramas de Betaina de côco
15 gramas de Nipagim
5 gramas de Nipazol
Quantidade suficiente de Ácido Cítrico
Quantidade suficiente de Essência para shampoo
Quantidade suficiente de Cloreto de sódio
Técnica de manipulação do shampoo uso frequente
1- Em um balde plástico ou bomba plástica com boca larga bem limpos, adicione 3,3 litros de água deionizada e misture junto o Lauril éter sulfato de sódio, misture de forma moderada para não fazer muita espuma.
2- Sob agitação moderada adicione o Lauril sulfato de trietanolamina, misture de forma moderada.
3- Agora sob agitação moderada adicione a Amida e misture até homogeneizar bem.
4- Adicione também a Betaina e misture de forma moderada.
5- Em um recipiente separado que possa ir ao fogo, adicione um pouco de água deionizada e misture nela o Nipagim e o Nipazol, deixe aquecer até solubilizar completamente e depois de solubilizados adicione sob agitação moderada e bem devagar sobre a mistura anterior, homogenize bem.
6- Também separadamente dílua o Ácido Cítrico em um pouco de água deionizada e use esta solução para acertar o pH do shampoo que deve ficar entre as faixas de 6 à 7, para verificar o pH utilize uma fita de medir pH e adicione bem aos poucos a solução ao shampoo e vá verificando o pH, quanto atingir o pH esperado, pare de adicionar a solução de ácido cítrico.
7- Agora, sob agitação vá adicionando a essência até atingir o perfume esperado.
8- Bem, agora você deverá acrescentar o restante de água deionizada que falta da fórmula ou complete o volume até atingir os 10 kg esperados e misture bem de forma moderada.
9- Em outro recipiente separadao dílua o cloreto de sódio em um pouco de água deionizada e vá adicionando sob agitação e bem devagar ao shampoo até atingir a viscosidade desejada (não exagere no cloreto de sódio, pois em excesso ao invés de engrossar o shampoo vai torná-lo mais ralo e fazer desendar o produto).
10- Por último agite de forma moderada até homogeneizar todos os componentes do shampoo de uso diário.
11- Aguarde a espuma baixar para envasar em frascos próprios para shampoo.
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!