Muito bem visitantes do blog soformulas quimicas, hoje vamos deixar a fórmula do shampoo anti-quedas de cabelos com muitas propriedades e em sua composição utilizando os extratos vegetais para combater a queda de cabelos.
Em sua fórmula contém o Lauril eter sulfato de sódio que é um tensoativo aniônico com alto poder de espuma, aumenta a viscosidade do shampoo e boa detergência e tem boa compatibilidade com a pele.
Também possui em sua composição a Amida 90 que é estabilizante de espuma, sobre-engordurante da pele e também tem ação espessante.
O Cocoamido Propil Betaína é um tensoativo, anfótero betaínico, estabilizante de espuma.
A Base perolizante é um agente opacificante e doador de brilho que deixa o shampoo perolado muito bonito a sua apresentação.
A Glicerina fortalece os fios de cabelo e os deixa mais flexíveis, tem alto poder hidratante e umectante.
O Nipagim e o Nipazol são conservantes.
O Ácido Cítrico é o corretor de pH.
O Extrato vegetal de Jaborandi estimula o crescimento dos cabelos ativando a circulação sanguinea e melhorando a oxigenação e nutrição das raizes capilares.
Os Extratos vegetais de Capsicum e Quina tonificam o couro cabeludo, diminuim a oleosidade, combatem a queda dos cabelos e ajudam no crescimento.
O Corante é opcional só pra dar uma coloração do seu agrado.
A Essência é para dar um perfume suave ao seu shampoo.
O Cloreto de sódio é para acertar a viscosidade do shampoo.
Para fazer 10 kg de Shampoo anti-quedas de cabelos você vai precisar de:
3 kg de Lauril éter sulfato de sódio
300 gramas de Amida 90
300 gramas de Cocoamido Propil Betaina
300 gramas de Base Perolizante
200 gramas de Glicerina
15 gramas de Nipagim
5 gramas de Nipazol
Quantidade suficiente de Ácido Cítrico
200 gramas de Extrato vegetal de Jaborandi
200 gramas de Extrato vegetal de Capsicum
200 gramas de Extrato vegetal de Quina
Quantidade suficiente de Corante de sua escolha
Quantidade suficiente de Essência de sua escolha
Quantidade suficiente de Cloreto de sódio
Técnica de preparo do shampoo anti-quedas
1- Em um tanque com agitador ou bomba plástica com boca larga adicione 3 litros de água deionizada e adicione sob agitação lenta para não fazer muita espuma o Lauril, a Amida, o Cocoamido Propil Betaina, a Base Perolizante e homogenize bem a cada adição das matérias primas.
2- Em outro recipiente leve ao fogo a Glicerina, o Nipagim e o Nipazol para solubilizar completamente os pós na glicerina, depois verta devagar com cuidado e sob agitação constante à mistura anterior, homogenize bem.
3- Confira o pH com uma fita Indicadora de pH e se necessário corrija o pH que deve ficar nas faixas de 6,0 a 7,0, corrija misturando em um pouco de água deionizada o ácido cítrico e adicione bem devagar aos poucos ao shampoo até atingir o pH indicado.
4- Agora, adicione o Extrato vegetal de Jaborandi, o Extrato vegetal de Capsicum, o Extrato vegetal de Quina e homogenize.
5- Para colorir misture bem o corante escolhido em um pouco de água deionizada e adicione bem devagar e sob agitação ao shampoo até atingir a coloração desejada.
6- Para perfumar adicione devagar e sob agitação a essência escolhida até conseguir o perfume desejado.
7- Agora complete o volume com água deionizada até atingir os 10 litros do shampoo anti-quedas de cabelos, homogenize muito bem.
8- Para engrossar o shampoo, dissolva o cloreto de sódio em um pouco de água deionizada e com muito cuidado e aos poucos vá adicionando sob agitação ao shampoo até atingir a viscosidade desejada. (não adicione cloreto de sódio em excesso, pois, pode turvar o shampoo e quebrar a viscosidade, ou seja, ao invés de engrossar, vai ralear o shampoo.
9- Para terminar agite para homogeneizar bem todas as matérias primas do shampoo anti-quedas de cabelos.
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!