Bem hoje vamos fazer a famosa Calda bordolesa, um fungicida agrícola muito usado para o controle de doenças fúngicas das plantas.
Segundo a Wikipédia ela possui comprovada eficiência sobre diversas doenças fúngicas, principalmente infecções resultantes do Plasmopara viticola. Muito usada em videiras para combater o Míldio, em caquizeiros, citros, orquídeas e outros cultivos. Possui também ação contra infecções por bactérias e determinadas pragas.
Para ser fazer a calda bordolesa basicamente utiliza três matérias primas, ou seja, utiliza água, cal virgem e sulfato de cobre.
Para fazer 2 litros de Calda bordolesa você vai precisar de:
- 10 gramas de Sulfato de cobre
- 10 gramas de Cal virgem
Como preparar a calda bordolesa
- Adicione o sulfato de cobre em uma vasilha plástica e adicione junto 1 litro de água e misture bem até total dissolução do sulfato de cobre. O sulfato de cobre é um pouco difícil de dissolver, então se precisar você pode deixar a vasilha coberta com um pano por 24 horas e depois misturar com uma colher de pau ou plástica até dissolver completamente.
- Em outra vasilha plástica adicione a cal virgem e misture também água aos poucos e vá mexendo com uma colher de pau ou plástica e deixando descansar um pouco, adicione mais água e misture, faça isso até dissolver bem e homogenizar bem.
- Verta a solução com sulfato de cobre sobre a solução com cal virgem aos poucos e misture muito bem.
- Complete o volume com água até completar os 2 litros de calda total e volte a misturar bem.
- Com um pHmetro digital ou fitas indicadora de pH confira e acerte o pH para as faixas de 7,0 a 7,5.
- Coe com uma peneira de malha fina essa solução.
- Coloque a calda bordolesa em um pulverizador e borrife sobre as plantas, essa pulverização pode ser feita a cada 15 dias.
Compartilhar nas redes sociais:
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!