Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos neste curso!


sábado, 6 de junho de 2015

Dengue - Saiba tudo sobre esta doença!

Na verdade o que é a dengue e o que causa a doença?
- A dengue é uma doença viral, uma doença febril transimitida pelo mosquito Aedes aegypti,  costuma se desenvolver em áreas tropicais e subtropicais.
- Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo todo o mosquito infecta de 50 a 100 milhões de pessoas anualmente e cerca de 550 mil desses infectados acabam se hospitalizando, sendo que destes 20 mil acabam por morrer devido à dengue.

De onde surgiu o Aedes aegypti?
- O mosquito é de origem Egipcia, e de lá se espalhou pelo mundo, aqui no Brasil o primeiro caso da doença aconteceu em 1865 no Recife-PE, já no século XX, a dengue foi considerada eliminada do Brasil devido a um programa criado por Oswaldo Cruz para combater o mosquito. Mas ela acabou voltando com força total e sem interrupções desde os anos 1986, sendo que em 2013 ocorreu o maior surto de infecções com cerca de 2 milhões de casos, isso os casos que foram notificados, possivelmente ocorreram mais casos sem serem notificados.
- Segundo o (OMS), hoje existem 4 tipos de dengue circulando no Brasil: DEN-1,  DEN-2, DEN-3, DEN-4, porém os 4 tipos de Dengue causam os mesmos sintomas.
A pessoa quando é infectada por um tipo de vírus causador da dengue, ela cria anticorpos contra àquele tipo de dengue e estará imunizada contra esse tipo de dengue, porém ela ainda pode contrair os outros 3 tipos da doença.

Qual mosquito tem a capacidade de picar, a fêmea ou o macho?
- A fêmea do mosquito Aedes aegypti, ela  é o mosquito que tem a capacidade de picar, elas precisam de sangue para a produação dos ovos e se o mosquito estiver infectivo então ele poderá transmitir a doença.

Ciclo da dengue:
- A fêmea do mosquito procura um local com água parada para depositar seus ovos, quando os ovos eclodem, liberam sua larvas que vão permanecer na água por aproximadamente uma semana, após esse período as larvas se transformam em mosquitos adultos e estão aptos para picar as pessoas.
- Esse mosquito tem uma expectativa de vida de 45 dias e quando pica uma pessoa os primeiros sintomas vão começar a aparecer entre 3 a 15 doenças.
Algo interessante e preocupante é que mesmo em condições secas os ovos podem resistir até um ano esperando condições propícias para liberarem as larvas.

Quais os principais sintomas da dengue clássica?
A Dengue clássica é muitas vezes confundida com a gripe e é mais leve e menos perigosa que a Dengue hemorrágica, entre os sintomas dessa dengue, estão:
- Febre alta 
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Perda do apetite e do paladar
- Manchas pelo corpo, principalmente no tórax e braços
- Náuseas e vômitos
- Tontura
- Cansaço
- Dor e moleza no corpo
- Dor nos ossos e articulações
- Dor abdominal especialmente nas crianças

Quais os principais sintomas da dengue hemorrágica?
A Dengue hemorrágica tem quase os mesmos sintomas da Dengue clássica, porém a grande diferença é que após o terceiro ou quarto dia de infecção a febre acaba por diminuir, começando a aparecer hemorragias em vasos e nos órgãos internos, os sintomas que devemos estar atentos incluem:
- Dores abdominais fortes
- Vômitos
- Pele pálida, fria e úmida
- Sangramento pelo nariz, boca e gengiva
- Manchas vermelhas na pele
- Variação de comportamento entre a sonolência e agitação
- Confusão mental
- Sede excessiva e boca seca
- Dificuldades para respirar
- Queda da pressão arterial

Síndrome do choque da dengue:
- Isso pode  ocorrer quando a pessoa é infectada pela segunda ou terceira vez pela dengue e é acompanhada de uma queda grande da pressão arterial acompanhada de inquietação, perda da consciência e palidez.
Se uma pessoa com síndrome de choque da dengue não receber tratamento imediato e correto pode ser levado à morte

O que fazer se surgirem esses sintomas:
- Bem, seria correto procurar imediatamente um médico para fazer o diagnóstico correto e orientações adequadas, os médicos com base nas suas informações determinarão a suspeita clínica, e farão um exame de sangue chamado sorologia que é capaz de determinar corretamente a infecção da dengue, esse exame deverá ficar pronto entre três e quatro dias. 

Tratamento da dengue:
- Quando há suspeita de dengue, o paciente deve evitar medicamentos que contenham na sua formulação o ácido acetilsalicilico pois esses medicamentos podem aumentar o risco de sangremento
Também não devem fazer uso de medicamentos como diclofenaco, piroxicam e diclofenaco que também podem causar sangramentos.
Será muito importante tamar bastante líquido para não desidratar e procurar orientação médica.

Prevenir é a melhor opção:
- O mosquito Aedes aegypti vai colocar seus ovos em água parada, suas larvas nascem ali, portanto fica claro que devemos evitar o àcumulo de água parada em todos os locais, no nosso quintal e também no quintal do vizinho, porque o mosquito não respeita muros, conversar com o vizinho se observar que no seu quintal tem possíveis criadouros para o mosquito da dengue seria o ideal, mas se ele não der ouvidos, então devemos denunciar.
Veja o que podemos fazer para eliminar os criadouros e focos de mosquito da dengue:
- Evite guardar pneus em locais abertos que podem armazenar água da chuva ou água parada
- Vire garrafas e latas com a boca para baixo
- Lave as vasilhas de água dos animais de estimação
- Tampe caixas de água e cisternas
- Coloque areia nos pratinhos de vasos de plantas
- Limpe as calhas regularmente
- Use inseticidas e larvicidas
- Coloque telinhas nas janelas
- Coloque mosquiteiros nos berços 
- Coloque água sanitária nos ralos
- Use repelentes, principalmente se for viajar ou pescar.



Conclusões e recomendações:
- A dengue é uma doença que precisa tomar muito cuidado, pois ela pode evoluir rapidamente de uma forma clássica (leve) para hemorrágica e chegar a sindrome do choque da dengue, podendo levar à morte.
- Procurar orientação e ajuda médica logo no começo dos sintomas é muito importante para o o controle da doença.
- Portanto o combate aos focos do mosquito é a maneira mais efetiva para prevenir e combater o avanço da doença e epidemias.

Compartilhar nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Fazer produtos de limpeza para vender

Muitas das grandes Indústrias que fabricam produtos para limpeza começaram bem pequenas, do zero mesmo, alguns grandes empresários da áre...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Assine o Feed e receba Fórmulas por E-mail

Aprenda fazer cosméticos de qualidade!

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis