A Aloe Vera é uma planta popularmente conhecida como Babosa, e segundo relatos e pesquisas já é utilizada pelo homem a mais de 5 mil anos por seus efeitos como planta medicinal e no uso como cosmético.
O Aloe Vera é tão famosa porque possui ação analgésica, antiinflamatória, hidratante, emoliente, protege a pele, cicatrizante, entre muitas outras funções.
No caso da fórmula abaixo de sabonete com Aloe Vera, o sabonete tem ação emoliente, hidratante, suavizante , confere maciez e deixa um frescor na pele muito bom.
Você pode fazer uso do sabonete com Aloe Vera no banho ou quem sabe deixar na pia do banheiro para lavar as mãos.
Segue a receita:
3,42 kg de Água deionizada
1,1 kg de Lauril éter sulfato de sódio
150 gramas de Cocoamido Propil Betaína
150 gramas de Amida 90
Quantidade suficiente de Ácido Citrico
5 gramas de Koralone LA
150 gramas de Extrato glicólico de Aloe Vera (Babosa)
Quantidade suficiente de corante para cosméticos de sua preferência
Quantidade suficiente de Essência para cosméticos de sua preferência
Quantidade suficiente de Cloreto de sódio
Técnica de preparo do sabonete
1- Higienize bem um balde plástico e coloque toda a água da fórmula.
2- Misture de forma moderada para não fazer muita espuma o Lauril e o Cocoamido propil betaína.
3- Adicione a seguir também agitando a Amida 90, agite de forma moderada, mas a Amida dá um pouquinho mais de trabalho para homogeneizar, então agite até homogeneizar bem.
4- Dissolva um pouquinho de ácido citrico em um pouquinho de água deionizada e com uma fita de medir pH verifique o pH do sabonete e se necessário acerte o pH com esta solução de ácido citrico, vá adicionando bem devagarzinho aos poucos sob agitação e vá verificando o pH, quando atingir o pH de 6,0 à 6,5 pare de adicionar o ácido citrico.
5- Continuando com a agitação moderada adicione o Koralone e o Extrato glicólico de Aloe Vera (Babosa).
6- Agora sob agitação adicione a essência de sua escolha bem devagar até conseguir o perfume preferido.
7- É hora de dar uma coloração ao sabonete, então adicione sob agitação e bem aos poucos o corante até atingir a coloração desejada.
8- Dissolva um pouco de cloreto de sódio em pouco de água deionizada e aos poucos bem devagar vá adicionando ao sabonete até atingir a viscosidade desejada, ou seja engrossar um pouco. (Não exagere no cloreto de sódio pois em excesso ao invés de engrossar o sabonete ele vai afinar e o produto vai desandar).
9- Continue agitando por um tempo até homogeneizar completamento todas as matérias primas do sabonete com aloe vera (babosa).
10- Envase em frascos plásticos próprios para sabonete (aguarde um pouco antes de envasar para baixar a espuma do sabonete de aloe vera).
0 comentários:
Postar um comentário
Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!