Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos neste curso!


sábado, 11 de fevereiro de 2017

Como corrigir o pH da fórmula com Trietanolamina

Como prometido anteriormente quando postei orientações de como corrigir o pH com Ácido Cítrico, agora vamos orientar como corrigir o pH com Trietanolamina.

Isto se faz necessário porque como dito em outras oportunidades o pH de uma solução é muito importante e então é necessário verificar e sempre se necessário corrigir.


Aprendemos que com o Ácido cítrico se corrigi o pH para tornar a solução mais ácida ou corrigir como muitos dizem para menos. Agora vamos aprender como tornar uma solução mais alcalina, básica, ou seja, corrigir o pH para mais.


Aprendemos como fazer uma solução de ácido cítrico a 30%, agora quanto a Trietanolamina não é necessário fazer uma solução com ela, visto que ela já é liquida.




Veja abaixo as faixas de pH, veja quais são os pHs  Ácidos, Neutro ou Alcalino.


pH menor que 7 indica um meio ácido. 
pH maior que 7 indica um meio básico ou alcalino 
pH igual a 7 indica um meio neutro
pH igual a 2 indica um ácido forte. 
pH igual a 13 indica uma base forte. 
pH igual a 6 indica um ácido fraco. 
pH igual a 8 indica uma base fraca. 



Como corrigir o pH com a Trietanolamina:

Como corrigir o pH de um produto.

  • Como sempre dizemos, antes de corrigir o pH, misture bem a sua solução até que esteja completamente homogenizada.
  • Com um béquer limpo e seco, retire do seu produto uma quantidade para fazer verificação do pH.
  • Procure retirar essa amostra sem espuma e mergulhe nesse béquer uma fita indicadora de pH.
  • Na caixinha da fita vem diversas cores com o seu respectivo pH, então o que você deve fazer é pegar a fita molhada com o produto que você está verificando o pH e comparar com as cores indicativas de pH que vem na embalagem da fita indicadora.
  • Aproxime bem a fita da embalagem e analise com que cores da embalagem sua fita se aproxima mais, a cor mais próxima é o pH que a sua solução ou seu produto está.
  • Dai você vai ver se é necessário a correção do pH do seu produto e se necessário corrigir o pH para cima, ou tornar o pH mais alcalino, ou também como outros dizem, pH básico.
  • Para corrigir o pH para cima ou torna-lo mais alcalino, você deve ir adicionando sob agitação e bem aos  poucos ao produto a Trietanolamina.
  • A cada pequena adição, homogenize, retire um pouco do produto no béquer limpo e seco e faça novamente a verificação do pH.
  • Esse procedimento vai se repetir até que você consiga corrigir o pH para a faixa correta, quando isto ocorrer pare de adicionar a Trietanolamina e homogenize novamente o seu produto.

Bem meus amigos e visitante, já cumpri o que prometi, é claro que existem muitos outros corretores de pH, tanto para tornar o pH mais ácido, bem como para tornar o pH mais alcalino, mais isso é assunto para outro futuro post..


Realmente, espero que tenham apreciado as informações e caso tenham alguma dúvida ou sugestão, é só deixar abaixo da postagem o seu comentário.
Compartilhar nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Fazer produtos de limpeza para vender

Muitas das grandes Indústrias que fabricam produtos para limpeza começaram bem pequenas, do zero mesmo, alguns grandes empresários da áre...

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Assine o Feed e receba Fórmulas por E-mail

Aprenda fazer cosméticos de qualidade!

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis