Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos capilares neste curso!


domingo, 19 de fevereiro de 2017

Fazer Solução de Cloreto de Sódio


Agora uma outra dúvida na fabricação de cosméticos e fabricação de produtos de limpeza é como preparar a solução de cloreto de sódio, ou como aumentar a viscosidade de uma preparação com o cloreto de sódio.

Como sempre lembramos quando vamos preparar uma solução de cloreto de sódio para aumentar a viscosidade de uma formulação ou seja, engrossar mais a formulação, temos que tomar muito cuidado e ir adicionando bem lentamente e agitando a formulação para não colocar cloreto de sódio demais e fazer desandar a formulação, dai ao invés de engrossar a formulação, vai torna-la mais rala e para corrigir depois é um problema.

Nessa solução de cloreto de sódio, o Cloreto de sódio é o espessante, a Água deionizada é o veículo e se você for usar o Nipagim, ele é o conservante.

O correto mesmo é fazer a sua fórmula e quando for adicionar a solução de cloreto de sódio, retirar uma amostra do produto em um béquer e ver o quanto ele aceita de cloreto de sódio, é o chamado teste de bancada. Só depois você deve ir adicionando devagar a solução ao seu produto.

Preparar solução de cloreto de sódio.


Bem, mas vamos mostrar agora as matérias primas para fabricar a Solução de Cloreto de Sódio.


Para fazer 100 gramas de solução de cloreto de sódio você vai precisar de:
  • 25 gramas de Cloreto de Sódio
  • 0,10 gramas de Nipagim  (opcional)
  • 75 gramas de Água deionizada
  • Álcool 96° para dissolver Nipagim

Técnica de preparo da solução:

  • Em um béquer adicionar a Água deionizada.
  • Junto adicionar o Cloreto de sódio.
  • Misturar bem até completa homogenização.

Obs importante:
  • Se você for guardar a solução de cloreto de sódio para usar mais tarde, é aconselhável então usar o conservante Nipagim.
  • Neste caso você deve antes diluir o Nipagim em uma quantidade pouca e suficiente de Álcool 96° e depois adicionar a Água deionizada, misturar e adicionar em seguida o Cloreto de sódio, misturar com um bastão de vidro até completa solubilização. 
  • Filtrar e avolumar para 100 ml.
  • Armazenar em frasco plástico opaco ou vidro âmbar e manter em temperatura ambiente ao abrigo da luz e fora do alcance de crianças e animais.

Indicações e uso da solução de cloreto de sódio:
  • Indicado para aumentar a viscosidade de formulações que contém tensoativos aniônicos, como shampoos e sabonetes líquidos.


Compartilhar nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico,  para quem conhece o Guia de cosméticos capilares essa fórmula é a mais nova atualiza...

Arquivo do blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis

Parceiros

A águia do conhecimento, clique e veja Infornatus