Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos capilares neste curso!


sábado, 11 de fevereiro de 2017

Como corrigir o pH da fórmula com Trietanolamina

Como prometido anteriormente quando postei orientações de como corrigir o pH com Ácido Cítrico, agora vamos orientar como corrigir o pH com Trietanolamina.

Isto se faz necessário porque como dito em outras oportunidades o pH de uma solução é muito importante e então é necessário verificar e sempre se necessário corrigir.


Aprendemos que com o Ácido cítrico se corrigi o pH para tornar a solução mais ácida ou corrigir como muitos dizem para menos. Agora vamos aprender como tornar uma solução mais alcalina, básica, ou seja, corrigir o pH para mais.


Aprendemos como fazer uma solução de ácido cítrico a 30%, agora quanto a Trietanolamina não é necessário fazer uma solução com ela, visto que ela já é liquida.




Veja abaixo as faixas de pH, veja quais são os pHs  Ácidos, Neutro ou Alcalino.


pH menor que 7 indica um meio ácido. 
pH maior que 7 indica um meio básico ou alcalino 
pH igual a 7 indica um meio neutro
pH igual a 2 indica um ácido forte. 
pH igual a 13 indica uma base forte. 
pH igual a 6 indica um ácido fraco. 
pH igual a 8 indica uma base fraca. 



Como corrigir o pH com a Trietanolamina:

Como corrigir o pH de um produto.

  • Como sempre dizemos, antes de corrigir o pH, misture bem a sua solução até que esteja completamente homogenizada.
  • Com um béquer limpo e seco, retire do seu produto uma quantidade para fazer verificação do pH.
  • Procure retirar essa amostra sem espuma e mergulhe nesse béquer uma fita indicadora de pH.
  • Na caixinha da fita vem diversas cores com o seu respectivo pH, então o que você deve fazer é pegar a fita molhada com o produto que você está verificando o pH e comparar com as cores indicativas de pH que vem na embalagem da fita indicadora.
  • Aproxime bem a fita da embalagem e analise com que cores da embalagem sua fita se aproxima mais, a cor mais próxima é o pH que a sua solução ou seu produto está.
  • Dai você vai ver se é necessário a correção do pH do seu produto e se necessário corrigir o pH para cima, ou tornar o pH mais alcalino, ou também como outros dizem, pH básico.
  • Para corrigir o pH para cima ou torna-lo mais alcalino, você deve ir adicionando sob agitação e bem aos  poucos ao produto a Trietanolamina.
  • A cada pequena adição, homogenize, retire um pouco do produto no béquer limpo e seco e faça novamente a verificação do pH.
  • Esse procedimento vai se repetir até que você consiga corrigir o pH para a faixa correta, quando isto ocorrer pare de adicionar a Trietanolamina e homogenize novamente o seu produto.

Bem meus amigos e visitante, já cumpri o que prometi, é claro que existem muitos outros corretores de pH, tanto para tornar o pH mais ácido, bem como para tornar o pH mais alcalino, mais isso é assunto para outro futuro post..


Realmente, espero que tenham apreciado as informações e caso tenham alguma dúvida ou sugestão, é só deixar abaixo da postagem o seu comentário.
Compartilhar nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico,  para quem conhece o Guia de cosméticos capilares essa fórmula é a mais nova atualiza...

Arquivo do blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis

Parceiros

A águia do conhecimento, clique e veja Infornatus