Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos capilares neste curso!


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Para que serve Amida e onde comprar Amida

O que é a Amida
A amida, sua denominação química é Dietanolamida de ácidos graxos de coco, e as mais utilizadas são a Amida 60, 80 ou 90.

Essa matéria-prima é um tensoativo não-iônico, sendo muito utilizada na fabricação de shampoos, banhos de espuma, detergentes, produtos para limpeza, sabonetes líquidos e outros.

Também tem propriedades espessante, sobreengourdurante, solubilizador, estabilizador de espuma e ajuda no acerto da viscosidade.

Geralmente utiliza-se de 2 a 5% de Amida para fabricar shampoos, detergentes e sabonetes líquidos, agora na fabricação de banhos de espuma costuma-se aumentar um pouco a porcentagem de amida utilizada para melhorar a estabilidade da espuma.



Amida 60 
Geralmente a amida 60 é muito utilizada para fabricar produtos de limpeza e automotivos, mas não é aconselhável a utilização da amida 60 para produzir cosméticos, a amida 60 é indicada na fabricação de detergentes, desengraxantes, desengordurantes, multi-usos, sabões líquidos, lava roupas, shampoos para carros.

Amida 80 e 90
Utilizada especialmente na produção de cosméticos, por gerar bastante espuma, cremosa e estável, aumenta a viscosidade do produto, uma matéria-prima que evitará o ressecamento da pele e cabelos.
Indicado na produção de shampoos, sabonetes líquidos, condicionadores, banhos-de-espuma, etc.

Onde comprar amida
Você poderá encontrar a amida em distribuidores de produtos químicos, também em algumas casas de essências, é só procurar na lista telefônica por distribuidores de produtos químicos ou pela internet.

Você pode encontrar e comprar Amida  na:




Compartilhar nas redes sociais:

43 comentários:

  1. Matéria de excelente qualidade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelente materia...Muito interessante...Parabéns pelo blog <3
    www.coisasdemeninass.com

    ResponderExcluir
  3. Posso usar a amiga 90 para o sabão líquido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Marcia, geralmente a Amida 90 é usada mais na fabricação de Cosméticos e a Amida 60 indicada na fabricação de produtos de limpeza, como Sabão líquido e outros.
      Um abração e obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Gostaria de tirar uma dúvida:qual a diferença entre amida e o espessante para detergente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Maria do Socorro, a Amida 60 é um tensoativo não iônico que ajuda no espessamento do detergente, age como sobreengordurante, é um bom solubilizante e estabilizador de espuma, ela acaba por diminuir a quantidade que se vai usar de cloreto de sódio (sal) que é o espessante mais usado no detergente.
      Um abração e obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Boa noite amigo, qual o melhor a ser usado no sabão líquido? O lauril ou a amida sintética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, geralmente se utiliza as duas matérias primas no sabão líquido, o Lauril é um ótimo formador de espuma e a Amida 60 é um estabilizador de espuma.
      Abração!

      Excluir
  6. QUAL A PROPORÇÃO INDICADA DE LAURIL, AMIDA 60 E CLORETO DE SÓDIO NA PREPARAÇÃO DO SABÃO LÍQUIDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Suely, geralmente se usa uma proporção de 2,5 a 5%.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  7. olá boa noite, fiz um detergente liquido,mas coloquei sal demais e afinou o produto,tem como concertar? poderia me enviar a resposta no meu e-mail girlanesilva15@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo visitante, realmente o sal em excesso faz o detergente turvar e quebra a viscosidade do detergente. Para corrigir precisa ir adicionando bem aos poucos tensoativo no detergente, pode se acrescentar aos poucos Lauril e Amida.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  8. oi eu queria saber citem como fazer um produto tipo sabão liquido fazer espuma sem usar lauril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá visitante, temos no blog apenas a formulação de Shampoo sem lauril, segue o lind: http://soformulasquimicas.blogspot.com.br/2013/10/como-fazer-shampoo-sem-sulfato.html
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  9. Ola Aparecido, gostaria de saber como corrigir o excesso de amida em uma formulação de detergente, por exemplo, era pra usar 3kg e adicionei 4kg?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amigo, se você estiver fazendo detergente, não vai ter problema um pouco de amida a mais, agora se for shampoo pode acontecer do cabelo ficar mais oleoso.
      Abração!

      Excluir
  10. Bom dia, tenho uma formulação com lauril, amida 60 e betaina a mesma no final fica com um aspecto gelatinoso, poderia me dizer porque o mesmo está ficando com isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, nunca vi isso, será que você não está deixando a viscosidade muito alta, precisa ver a viscosidade e a quantidade de tensoativo que você está colocando na fórmula.
      Abração!

      Excluir
  11. Oi; coloquei água demais no limpa alumínio , consigo consertar com amida60 ou é melhor eu colocar mais ácido muriático? Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Oi, coloquei água demais no limpa alumínio, embora esteja de qualidade , ficou com aparência muito líquida, isso atrapalha as vendas. Consigo consertar com amida60 , ou é melhor adicionar mais ácido muriático? O que me sugere para deixar novamente mais grosso? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá visitante, geralmente Amida não vai na fórmula do Limpa alumínio, costuma ir Ácido sulfônico, se vc adicionar aos poucos mais ácido sulfônico ele vai engrossar! Mas faz um teste de bancada primeiro, ou seja, retire em um béquer uma quantidade do limpa alumínio e adicione um pouquinho de ácido sulfônico e vê o resultado. Depois vá adicionando aos poucos ao produto até engrossar, mas não exagere. Geralmente em torno de uns 2% da carga do produto.
      Abração!

      Excluir
  13. Boa tarde! Gostaria de saber que porcentagem usarei de lauril e amida, na fabricação de detergente, para cada litro de liquido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, pode colocar uns 3% de Amida e 2% de lauril
      Abração!

      Excluir
  14. Boa tarde, Aparecido, uso uma técnica de multiplicação de detergente, 1 litro de mercado mais dois litros de água com 35 gramas de carbonato e 20 de sal, nesse caso poderia retirar esses dois ingredientes e acrescentar a amida e o lauril??

    ResponderExcluir
  15. Olá para fazer sabonete de glicerina em barra e sabonete líquido posso substituir amida 90 por betaina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, a betaína e a amida são duas matérias primas pra finalidades diferentes.
      Abração!

      Excluir
  16. Boa tarde faço sabão líquido e ultimamente está se separando a amida do resto fica no fundo da garrafa gostaria d saber o q posso fazer pra arrumar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, precisa saber a quantidade de Amida que vc está usando e que fórmula vc está usando? Também é necessário agitar moderadamente a Amida até total homogenização.
      Abração!

      Excluir
  17. Usei amida 80 no sabonete pode dar errado????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá visitante, está certo, no sabonete pode usar amida 80 ou 90. Já em saneantes deve usar Amida 60.
      Abração!

      Excluir
  18. Boa tarde, eu posso substituir o Lauril por Amida 90 em minhas receitas de detergente líquido e sabões líquido, é que gosto destes produtos bons e que espume bem também, nas minhas receitas coloco 180ml de Lauril e qt posso por de Amida 90 claro se puder substituir. diprevellatto@globo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga, você pode usar as duas matérias primas no detergente.
      Abração!

      Excluir
  19. boa noite gostaria de pefir uma receita de sabao liquido para fazer 30 litros com lauril , amida 60 e acido sinfônico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá visitante, já tem no blog algumas receitas de sabão líquido, basta acessar: http://soformulasquimicas.blogspot.com.br/2013/12/como-fazer-lava-roupa-liquido.html

      Excluir
  20. Boa noite,gostaria de saber se posso usar amida 90 nos cremes de pentear cabelo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá visitante, a Amida não costuma ser usada em formulações de cremes de pentear.
      Abração!

      Excluir
  21. Bom dia, gostaria de saber quantas ml ou litro de lauril eu coloco para 100 litros de sabão líquido, é que eu faço sem, tenho medo de por e desandar o sabao.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Denize, quando eu faço meu sabão lava roupas líquido que fica ótimo eu coloco para cada 100 litros, 3 kg de lauril. Mas eu não sei os componentes que vc usa em sua formulação do sabão, então sugiro que vc faça testes em pequenas quantidades, ou seja, pegue uns 100 ml do seu sabão líquido e coloque 3 ml de lauril e veja se ficou bom. Se ficou bom dai coloque a quantidade indicada na quantidade total do seu sabão.
      Abração!

      Excluir
  22. Olá,
    Em uma formulação de sabonete, se eu substituir a amida 80 pela 60 pode haver desestabilização da fórmula?
    Att,m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa tarde, a Amida 60 é mais usada em produtos para limpeza, o ideal é usar a Amida 80 ou 90 em sabonetes, isto devido ao grau de pureza delas!
      Abraçãoo!

      Excluir
  23. Olá, existe alternativa natural para a amida?

    ResponderExcluir
  24. Boa noite!
    Queria produzir uma espuma com uma densidade próximo a 90%. Poderia me recomendar uma proporção de lauril, amida 80 e ácido sulfônico, ou outra formulação que considerar melhor?
    Desde já, agradeço muito!
    Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico,  para quem conhece o Guia de cosméticos capilares essa fórmula é a mais nova atualiza...

Arquivo do blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis

Parceiros

A águia do conhecimento, clique e veja Infornatus