Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos capilares neste curso!


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Aprenda como fazer água sanitária

Fórmula para fazer água sanitária

O produto conhecido como Água sanitária e´um produto utilizado para a limpeza domestica, Água sanitária contém em sua formulação o hipoclorito de sódio, um produto liquido que possui ação germicida. A Água sanitária também é utilizada como alvejante. Tome cuidado ao manusear Água sanitária, pois é um produto oxidante, manter o produto fora do alcance de crianças.

Se quiser aprender fazer água sanitária ou outro produto de limpeza para uso próprio ou para vender para seus parentes, vizinhos e outros, ganhando assim uma graninha extra é só acessar Esse link e aprender de maneira simples como fazer produtos de limpeza, mas agora vamos à fórmula (receita) da água sanitária:

Composição para você fazer 100 litros de Água sanitária:
1000 gramas (1kg) de Barrilha leve
20000 gramas (20 kg) de Hipoclorito de sódio
Água potável para completar o volume para 100 litros

Como preparar a Água sanitária:
Coloque em uma bombona plástica com tampa larga 50 litros de Água potável.
Agite a Água potável com o auxilio de uma pá de plástico e adicione a Barrilha leve.
Continue agitando até dissolver completamente.
Mantendo a agitação adicione o Hipoclorito de sódio e misture bem.
Pare a agitação e complete o volume para 100 litros com Água.
Volte a agitar novamente o produto para que fique bem misturado, depois embale em frascos plásticos escuros ou branco leitoso.

Diluição e uso: 
Alvejante clorado para roupas: diluir 200 ml de água sanitária  para cada 20 litros de água, procurando deixar as roupas de molho por aproximadamente 30 minutos antes de lavar a roupa no tanquinho ou na máquina de lavar.
Para tirar manchas: diluir 100 ml de água sanitária para cada 5 litros de água, procurando dexiar as roupas de molho por aproximadamente 15 minutos, após esse período enxague bem. (Não use a água sanitária em tecidos de lâ, seda, couro, lycra e roupas coloridas.
Para limpeza de vidros, louças, porcelanas, mármores, plásticos e cerâmicas: Dilua 3 colhores (sopa) de água sanitária em 1 litro de água, molhe um pano molhado na água sanitária já diluída e passe nos vidros, louças, porcelanas, mármore, plásticos e cerâmicas, depois enxague bem com água potável.
Para desinfecção de pias, vasos sanitários e ralos: Para retirar e desinfetar manchas difíceis ou crostas, você pode usar a água sanitária pura e após 10 minutos enxague bem com água potável.
Para limpeza geral: Nos pisos e azulejos, nas paredes, nas bancadas, nos banheiros e cozinhas, dilua 200 ml de água sanitária para cada 5 litros de água e após 10 minutos enxague bem com água potável.
Para desinfetar frutas, legumes e verduras: Dilua uma colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água, deixe as frutas, legumes e verduras de molho por aproximadamente 10 minutos e depois enxague bem com água potável.
Para combater a larva do mosquito da dengue: Dilua 2 ml de água sanitária para cada litro de água e despeje em locais com água parada onde estão as larvas ou poderão vir à ser focos do mosquito da dengue.

Cuidados: use luvas de proteção, mascara de proteção e óculos de proteção,  pois você estará manuseando produtos químicos que podem trazer riscos à sua saúde.










Compartilhar nas redes sociais:

28 comentários:

  1. Jota você me perguntou sobre a quantidade de hipoclorito se estava certa, sim, está certa a quantidade!
    A legislação define o intervalo entre 2,0 a 2,5 % p/p para fins de registro. Entretanto, para fins de fiscalização, a Anvisa considera um intervalo de aceitação entre 1,75 e 2,75 % p/p de cloro ativo. Se tiver dúvidas pegue um rótulo de qualquer marca de água sanitária, como o da Ypê por exemplo e observe o teor.
    Obrigado por visitar nosso blog e obrigado por comentar, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. depois de fabricar o produto o que devo fazer para ter o registro da Anvisa,pois preciso muito de fazer algo para me manter,e manter minha família,pois já tenho 54 anos e o mercado de trabalho me tem como um velho,eles desprezam a sabedoria que Deus dar ao mais velhos.Marcos meu e-mail é marcosveloso1959@hotmail.com quero dar a volta por cima agradeço a luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, pra você poder comercializar produtos de limpeza, se fará necessário ter um químico responsável para responder pelos produtos fabricados.
      Também você precisa conseguir a licença do Corpo de Bombeiros que fará uma vistoria no prédio onde será instalada a fábrica.
      Também você precisa obter a licença da Polícia Científica para trabalhar com ácidos, Hipoclorito e outros produtos perigosos.
      Você precisa procurar a vigilância sanitária de sua cidade para obter maiores informações e como conseguir o registro da Anvisa para os produtos.
      Marcos, para começar talvez seja mais prudente iniciar com uma linha de produção com cerca de três ou quatro produtos e depois ir aumentando gradualmente a linha de produção, talvez iniciar com desinfetante, amaciante de roupas e água sanitária.
      Procure o SEBRAE, eles podem te fornecer todo o material legal para que você possa abrir a sua fábrica de produtos de limpeza.

      Excluir
  3. gostaria de saber como faz a base para o pinho gel,quais as materias primas e o preparo para depois o consumidor final só acrescente a agua?
    Tipo: 1 litro da base para 4 litros de aguá

    Grato
    Cicero Mota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Cicero?
      No momento não disponho da fórmula de base para pinho gel.
      Mas, tenho a fórmula para fazer o pinho gel, não a base, mas o gel de pinho:
      Fórmula para fazer gel de pinho:
      Nonil Fenol etoxilado 95 4 kg
      Essência de pinho 1 kg
      Cloreto de benzalcônio a 50% 3 kg
      Hidroxietilcelulose (Cellosize QP 100.000) 800 gramas
      Água 91,2 kg
      quantidade suficiente de corante até atingir a coloração almejada.
      Se você for utilizar para fazer a desinfecção do ambiente (pisos, vasos sanitários, etc.), utilize ele puro.
      Se for utilizar para limpeza pode ser diluído em água.
      Um grande abraço e obrigado por visitar nosso blog!

      Excluir
  4. Esses produtos são vendidos a qualquer pessoa? gostei da receitaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Fernanda, você pode comprar em distribuidores de produtos químicos ou loja de essências.
      Valeu por sua visita

      Excluir
  5. Olá Aparecido, como vai? Por acaso vc tem as fórmulas para Desinfetante e Amaciante de Roupas? Compartilho a mesma situação de nosso amigo acima
    Marcos Veloso. Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Aparecido, como vai? Por acaso vc teria as fórmulas para Desinfetante e Amaciante Caseiro? Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ágda Guidu, que bom receber você aqui no nosso blog, sim temos essas fórmulas no blog, tem uma postagem que se chama Mapa do blog, lá tem todas as postagens do blog, basta você clicar ali na barra preta bem em cima no blog, perto do cabeçalho do blog em Mapa do blog, ou se você preferir ir para esse endereço transcrito abaixo, dai é só clicar na fórmula desejada:
      http://soformulasquimicas.blogspot.com.br/2014/03/sitemap-mapa-do-blog.html
      Obrigado pela visita e comentário, se precisar de alguma coisa é só dizer!

      Excluir
  7. Boa noite Aparecido. Estou planejando fabricar água sanitaria para vender , mas não entendo de nada de química, qual a forma mais econômica de comprar o hipoclorito de sódio?em kg ou lts? o que significa alguns fornecedores colocar a 12%, existe mais concentrado, que possa adicionar menos a fórmula?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Aparecido, estou planejando produzir pra vender, mas nao entendo nada de química, como obter esse hipoclorito de sódio pelo menor custo? em kg ou lts?li que uns ten a 12%?tem outros mais concentrado que possa mudar a fórmula pra colocar menos hipoclorito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas, boa noite...
      O correto é você comprar o Hipoclorito de sódio 12% mesmo. Geralmente quando compro o Hipoclorito de sódio, compro em Kg, por isso que na fórmula acima está em Kg.
      Você pode pesquisar preços em distribuidores de produtos químicos e pela internet para conseguir um custo menor.
      Também tome cuidado ao manusear o produto, pois é um produto químico oxidante, use luvas, óculos e mascara.
      Valeu pela visita!

      Excluir
  9. Parabens pelo blog, pra que serve a barrilha? pois vejo o povo misturar apenas hipoclorito de sodio e agua, porem fica amarelo. é pra ficar transparente?
    Queria saber tambem Lojas aqui no rio de janeiro/zona oeste , pra comprar quimicas.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago Serafin, obrigado pelos elogios, a Barrilha leve é um pó que também é conhecido como Carbonato de sódio, ela serve para manter e controlar a estabilidade do produto.
      Quanto a comprar produtos químicos qualquer distribuidor de produtos químicos tem essas matérias primas que são muito fáceis de encontrar, temos uma postagem com diversos distribuidores, visite lá:
      http://soformulasquimicas.blogspot.com.br/2013/10/onde-comprar-materia-prima.html
      Um forte abraço e valeu pela visita e comentário!

      Excluir
  10. BOA NOITE GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR FORMULAS PARA FAZER DESINFETANTES . CLORO E DETERGENTE DE LOUÇA AQUI EM PERNAMBUCO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stefanny Maya, boa noite! Sobre a sua pergunta, você encontra matérias primas para fazer desinfetantes, cloro e detergente em qualquer distribuidor de produtos quimicos ai da sua cidade, ou você encontra também pela internet. Se você quiser pode procurar pela lista telefônica de sua cidade por distribuidores de produtos quimicos que vai encontrar com facilidade.
      Muito obrigado pela sua visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
  11. Ótimo seu blog! Estava à busca da fórmula do líquido de Dakin,e,como é normal, temos várias informações.Seu blog chamou-me a atenção e gostei,realmente,da forma como você posta as fórmulas,e,melhor ainda, seu respeito ao responder aos que questionam.Parabéns e lá vou eu "passear" por suas alquimías, que diga-se,é um dos meus fascínios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga Telma, fico feliz em saber que você gostou! Um grande abraço e valeu pela visita e comentário.

      Excluir
  12. Bom dia, sou a Maria tenho uma duvida,
    Tenho feito a candida para uso conforme indicado mas ela tem ficado quase sem cheiro do cloro e bem transparente ate parecendo aguas pura, qual séra o motivo.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, sou a MAria,
    Tenho feito uma candida só que ela tem ficado sem cheiro de cloro e transparente parecendo agua pura, qual seria o motivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Maria, gostaria de saber a quantidade de Água sanitária que você está fazendo e o modo como está preparando. A barrilha serve para estabilizar a água sanitária, evita por exemplo fazer inchar o frasco . E o produto deve ser embalado em frascos escuros ou branco leitoso para não perder teor, não deixar exposto no sol, tudo isso evita perder teor, e ficar sem cheiro caracteristico ou degradar.
      Obrigado pela visita

      Excluir
  14. Achei muito interessante,suas informações.Muito grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você amigo pela visita em nossas formulas gratis!

      Excluir
  15. eu tenho a barrilha liquida qual a quantidade para fazer 5 litros de agua sanitaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, eu nunca usei barrilha líquida, precisa ver onde você comprou para analisar.
      Um abração!

      Excluir
  16. qual o endereço de vcs para que eu possa compra os materiaais. sou iniciante e procuro a materia prima mel imail,leonorafr@gmail.com

    ResponderExcluir

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico,  para quem conhece o Guia de cosméticos capilares essa fórmula é a mais nova atualiza...

Arquivo do blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis

Parceiros

A águia do conhecimento, clique e veja Infornatus