Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos capilares neste curso!


sábado, 20 de julho de 2013

Como se faz sabão em pó

Fórmula de 5 kg de sabão em pó

O Sabão em pó é usado praticamente em todas as casas no Brasil e no mundo todo, usa-se para muitas finalidades, mas certamente é muito mais indicado e usado para lavar roupas.


É muito prático e eficiente, é só colocar na máquina de lavar roupas ou no tanquinho, colocar as roupas, colocar a máquina para funcionar e pronto, tudo limpo e cheiroso.

Mas sabemos do preço do sabão em pó que realmente é muito caro, então vamos deixar abaixo uma formulação de sabão em pó de forma grátis.

Nessa formulação de sabão em pó contém o Tripolifosfato de sódio que é um composto sólido inorgânico e é muito comum sua utilização na fabricação de detergentes em pó ou líquido para lavar roupas e louças, e muitos outros produtos para limpeza. Ele atua como sequestrante de dureza auxiliando na ação dos surfactantes, pH e emulsificação da sujeira e promovendo a dispersão das partículas de sujeira.

A utilização da Barrilha ou Carbonato de Sódio na fórmula auxilia que o agente de limpeza possa atuar sem impedimentos pela água dura durante a lavagem das roupas e também auxilia na remoção de manchas nas roupas.

O Sulfato de Sódio é usado como carga no sabão em pó e o Ácido Sulfônico é um tensoativo aniônico muito usado por suas propriedades na fabricação de produtos de limpeza, como o sabão em pó. O produto tem bom poder de remoção de sujeiras, tem boa solubilidade, boa formação de espuma e ação desengordurante e desengraxante.


Para fazer 5 kg de Sabão em pó você vai precisar de:
  • 800 g de Barrilha
  • 600 g de Ácido Sulfônico
  • 2,1 kg de Sulfato de Sódio
  • 1,5 kg de Tripolifosfato de Sódio
  • Essência de sua preferência - q.s
  • Corante azul  - q.s


Manipulação do sabão em pó



  1. Em uma bomba plástica com boca larga coloque o Ácido Sulfônico e a Barrilha,  com o auxílio de um bastão misture bem para homogenizar.
  2. Em seguida adicione o Tripolifosfato de Sódio e o Sulfato de sódio, agite bem até total homogenização.
  3. Adicione a Essência e o Corante e agite bem até total homogenização.
  4. Você pode passar se quiser o Sabão em pó por uma peneira para que os granulos fiquem de tamanho uniformes.
Utilidade: pode ser utilizado para a limpeza de modo geral, para lavar roupas, na máquina de lavar ou tanquinho.
Cuidados e Precauções: Use máscara, óculos e proteção e luvas descartáveis, pois você estará manuseando produtos químicos, que podem trazer riscos à sua saúde.
Mantenha esse produto longe do alcance de crianças e animais.








Compartilhar nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico

Aprenda fazer Escova Progressiva com ácido glioxilico,  para quem conhece o Guia de cosméticos capilares essa fórmula é a mais nova atualiza...

Arquivo do blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis

Parceiros

A águia do conhecimento, clique e veja Infornatus