Fórmulas grátis, free fórmulas, receitas de cosméticos, fórmulas caseiras, fórmulas de limpeza, produtos agrícolas, dicas domésticas, fórmulas automotivas, veterinárias, produtos para Pet Shop, passo a passo, dicas de beleza, higiene pessoal.

Aprenda fazer cosméticos neste curso!


terça-feira, 16 de julho de 2013

Faça seu detergente neutro

Receita para fazer o detergente neutro 

Produto ideal para proteger a pele das donas de casa pois possui pH neutro que não agride às mãos ou à pele, pois possui em sua formulação o Hidróxido de sódio ou Soda líquida a 50% que acerta o pH para 7,0 (pH Neutro). Por também possuir o Ácido Sulfônico (Ácido Linear Alquil Benzeno Sulfonado) limpa mais pois a matéria prima tem o poder de remover sujeiras com facilidade, tem boa solubilidade e boa formação de espuma.  Já a Amida 80 (Dietanolamida de Ácido Graxo de Coco) presente na formulação do detergente neutro é um tensoativo não iônico que ajuda no espessamento do detergente, age como sobreengordurante, é um bom solubilizante e estabilizador de espuma. Também presente na sua formulação está o Lauril Éter Sulfato de Sódio que é um tensoativo que também aumenta a viscosidade do detergente e é um ótimo formador de espuma, tem ação de detergência. A Essência é para fins de perfume para o detergente ficar com aquele cheirinho gostoso e o Corante é só para fins de estética. O Arc Iso S é um ótimo conservante para o seu detergente.
Então vamos fazer agora o detergente neutro com pH 7,0 para não agredir a pele.

Fórmula para 50 litros de detergente :

Ácido sulfônico
2 quilos
Amida 80
1,5 quilos
Lauril éter sulfato de sódio
1 quilos
Hidróxido de sódio (Soda liquida a 50%)
                         200 gramas
Essência para detergente
50 ml
Cloreto de sódio
q.s
Corante para detergente
q.s
Formol 37%
50 gramas
Água potável
até completar os 50 litros


Nesta formulação de detergente neutro, o  pH deve estar 7,0
Ele é um Detergente neutro biodegradável. E neste pH não agride a pele.

Técnica de manipulação do detergente


Em uma bomba plástica (50 litros) , coloque 40 litros de água potável
Agitando de forma lenta com um bastão  plástico ,vá adicionando o ácido sulfônico, a  amida 80, o lauriL, e agite bem até homogenizar.
Sob agitação coloque aos poucos 100 g de Hidróxido de sódio
Faça a verificação do pH com a fita de medir pH, e se precisar adicione mais Hidróxido de sódio aos poucos até obter pH 7,0.(pH.neutro)
A seguir adicione a Essência,o Corante, Formol 37% e agite para homogenizar o detergente. Complete o volume com água potável até obter 50 litros de detergente e agite para homogeneizar.    

Dissolva um pouco de Cloreto de sódio (sal de cozinha) em Água potável e adicione aos poucos e sob agitação para acertar a viscosidade do detergente, agite bem para homogeneizar, vá adicionando até atingir a viscosidade desejada.


Cuidados: use luvas de proteção, mascara de proteção e óculos de proteção,  pois você estará manuseando produtos químicos que podem trazer riscos à sua saúde.
Compartilhar nas redes sociais:

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Amauri...

      Continue visitando o blog, e se tiver alguma sugestão, será bem vinda!

      valeu amigão...

      Aparecido Vivan

      Excluir
  2. o acido sufurico co esses produtos não queima a mão thiagoderos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Thiago, não é Ácido Sulfúrico, é Ácido Sulfônico, é bem diferente um do outro.
    O Sulfúrico é muito perigoso, enquanto o Sulfônico é usado para detergentes, O Ácido Sulfônico: é o componente tensoativo principal de todos os detergentes domésticos e de grande parte dos detergentes de uso industrial e
    etc. é próprio para isso e se usado na porcentagem correta com toda a certeza não vai queimar a mão de ninguém.
    Mas é importante quando for fazer o detergente usar luvas, mascara e óculos para todas as matérias primas, pois são produtos químicos.
    Obrigado Thiago por visitar o blog e comentar, pois sua dúvida pode ser a de outras pessoas também.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  4. É muito importante,mas precisamos que os nossos governantes olhem com mais carinho para os novos empreendedores,e lhes dê meios menos complicado para poder seguir,pois os grandes empreendedores armam ciladas com os orgãos públicos para prejudicar os os micros empreendedores é preciso que a OAB abra as portas para socorrer a esse menos favorecidos e tenham apoio da prefeitura,Anvisa,conselho de Química,e de químico que cobrem preços que possamos pagar

    ResponderExcluir
  5. Você são pessoas que Deus tem como filho nesta terra,sabem que o sol nasceu para todos,só precisamos ser acolhidos na sombra,pois encontra apoio para ter um lugar a sobra,é preciso encontra outros filhos de Deus que já conseguiram, pois só assim caminharemos na paz,e poderemos levar para nossas casas o alimento diario.que Deus lhes multiplique em benção tudo que você tem feito,lhes dando saúde,sabedoria,discernimento,entendimento e o mais importante a salvação eterna e um corpo novo eterno e glórifícado como o corpo do nosso amado Senhor Jesus Cristo aconselho também que visitem esse Site www.cder.com.br e www.apalavrapura.com Marcos Veloso

    ResponderExcluir
  6. USEI UMA Fórmula PARA DETERGENTE NEUTRO , FICOU RALO, ADICIONEI SAL (CISNE), E FICOU MAIS RALO AINDA.
    O SAL DE COZINHA NÃO FUNCIONA DA MESMA FORMA QUE O CLORETO DE SÓDIO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elton, geralmente o Cloreto de sódio usado para cosméticos não contém iodo como o sal de cozinha tem, mas mesmo assim se o detergente tiver a quantidade correta de MP, o sal vai melhorar a viscosidade, agora se usar sal demais ao invés de engrossar o detergente, vai ralear o produto.
      Elton, Separe 200ml do seu detergente, coloque 30 ml de amida 60 e 30 ml de ácido sulfônico, misture devagar e veja se melhora a viscosidade e adicione gota a gota cloreto de sódio, veja se funciona.
      Valeu amigo! Cuidado com sal demais!!!

      Excluir
    2. Bom dia !!!!
      Acertei a fórmula do detergente neutro ph 7,0 !!!!
      Mas estou com um problema muito sério !!!!!
      O detergente após 4 dias embalados, ao abrir o mal cheiro é insuportável.
      Onde está o erro ??
      Embalagem reaproveitada e está demandando o produto.
      Falta de conservante ( formol 37%)
      Agradeço pelas sugestões !!!!

      Excluir
    3. Olá Elton, td bem? Bom lembro que quando você me passou a fórmula que havia feito, ela não continha conservante, e eu disse da importância de se colocar um conservante, é difícil saber o que pode estar acontecendo, para saber se é a embalagem, basta você comprar um frasco novo e experimentar envasar o detergente nele pra ver se vai ficar com mau cheiro, mas o que ocorre muitas vezes é o produtos sem conservante deteriorar, contaminar e ficar com esse cheiro, hoje ficou difícil de encontrar o formol como conservante, você encontra com mais facilidade o Arc Iso S, um ótimo conservante.
      Espero que descubra o que está acontecendo e consiga resolver.
      Abração!

      Excluir
  7. Aceito todas as sugestões !!!! Pois estou aprendendo muito com vocês !!!
    Gostaria que enviasse contatos de vendas para química !!! Os melhores produtos !!!
    levo esse ditado comigo !!!
    Qualidade é a alma do negócio !!!
    Obrigado !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elton existe uma distribuidora de produtos químicos que vende produtos químicos online, o link é esse : http://www.casadosaboeiro.com.br/
      Eu não ganho nada pra deixar o contato deles, mas eles tem de tudo lá e com preço bom!
      Valeu amigo!

      Excluir
  8. Boa noite !!!!!! Aparecido, o detergente que fiz estava grosso mas com uma cor esbranquiçada, ontem fiz mais 200 litros e percebi que o defeito era quantidade de soda cáustica liquida, agora ficou com cara de detergente amarelo bem transparente, comprei galão novo, espero que de tudo certo. Na fórmula que te passei, qual prazo de validade ? E não coloquei conservante ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom amigo Elton que você conseguiu acertar o Detergente Neutro, geralmente o prazo de validade do detergente neutro é de 24 meses após a data de fabricação se conservado de maneira apropriada, mas é necessário o uso de conservante, senão o produto contamina, deteriora e perde suas caracteristicas, como cor, odor e daí você perde o produto.
      Um abração amigo!

      Excluir
  9. Bom dia !!!!!
    COMPREI GALÕES NOVOS , MAS APÓS ENVASADO, 2 DIAS DEPOIS ESTAM TODOS INCHADO, COMO UMA BOLA. ESTÁ CRIANDO PRESSÃO, PORQUE ?
    GRATO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Elton, Você colocou o conservante? Se a embalagem estufou houve produção de gases. E, se houve produção de gases o detergente pode ter sido contaminado e deteriorado.
      Um abraço!

      Excluir

Gostou da fórmula grátis?
Deixe o seu comentário no site!

Pesquise fórmulas no blog

Postagem em destaque

Fazer produtos de limpeza para vender

Muitas das grandes Indústrias que fabricam produtos para limpeza começaram bem pequenas, do zero mesmo, alguns grandes empresários da áre...

Arquivo do blog

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Assine o Feed e receba Fórmulas por E-mail

Aprenda fazer cosméticos de qualidade!

DIVULGUE O FORMULAS GRATIS

formulas gratis